domingo, 9 de março de 2014

MICROCONTOS PSICOSSOCIOFILOSÓFICOS / PSIKO-SOCI-FILOZOFIAJ MIKRORAKONTOJ






Maior alegria entre os parentes, quando souberam que Maria tinha fecundado um filho na semana anterior, exatamente no dia 27 de dezembro de 2031, às 8h45min, conforme o atestado de embrionamento lavrado pelo médico da família. Na semana seguinte à fecundação, ela e o marido foram ao cartório, para solicitar a certidão de nascimento, a fim de providenciarem o RG e o CPF do nascituro, para garantir-lhe personalidade jurídica e formalizar todos os seus direitos de cidadão e de detentor de direitos individuais. Nos meses seguintes, todo dia 27 a família se reuniu para fazer o mesversário do menino, o que se repetiu até ele completar um ano de idade, quando já fazia três meses que tinha vindo à luz.


   ===========================================


COMO EU TELEASSISTI AOS JOGOS DAS COPAS DE 1970 E 2022


Em 1970, eu tinha que disputar aos empurrões, com os irmãos e primos, um lugarzinho melhor em frente ao recém-comprado aparelho de televisão, para conseguir assistir aos jogos da copa do mundo daquele ano, em preto e branco, com a imagem chuviscando, que mal dava pra ver direito quem era quem (lá no barraco havia um problema de antena). Ainda me lembro que, no jogo de estreia, quando o Brasil sofreu aquele primeiro gol da Checoslováquia, eu pedi rápido à minha tia que mudasse para o outro canal, acreditando que lá o Brasil não tinha tomado aquele gol inaceitável.

Agora, em 2022, estou aqui me apertando entre uma turma de parentes e amigos, numa arena doméstica, para tentar assistir ao vivo ao primeiro jogo da copa, com transmissão holográfica, zoom panorâmico e tomadas em close via controle de voz ou de gestos, tudo visto na CPH (Câmara de Projeção Holográfica) que meu sobrinho-neto montou, no mesmo lugar onde havia antigamente um home teatre abandonado. Ficamos sentados em círculo, vendo o estádio e toda sua agitação bem abaixo de nós, no nível do chão, com o movimento dos jogadores, as jogadas, os gritos da torcida..., tudo ao vivo, on line. Parecia que o jogo estava ocorrendo dentro de uma bacia vibrante. Outras vezes parecia que éramos nós que estávamos vibrando dentro de uma parabólica.
De repente, o Brasil toma um gol de saída! Mas, na dúvida se houve impedimento ou não, eu peço a meu sobrinho para voltar o lance em close. E os jogadores envolvidos agora estão se movendo exatamente a nossa frente, na nossa sala, repetindo tudo para nós vermos, no detalhe, em câmera lenta. 
Estou começando a gostar dessas tecnologias.. Quem ou o que terá mudado ou deixado de mudar? Mas, não sei por quê, elas só não me dão as mesmas sensações e alegrias que a copa de 1970 tinha me dado, através do chuviscoso aparelho de televisão preto e branco do nosso antigo barraco.



Em 2014, uma psicopedagoga enviou a seguinte mensagem de voz para uma diretora escolar:
“Precisamos discutir maneiras mais eficazes de inserir as pequenas quantidades de crianças intelectualmente superdotadas, ou seja, aquelas com QI em torno de 130, nas salas de aula da grande maioria de crianças normais, ou seja, aquelas com QI em torno de 100.”



Em 2027, uma neuroestudóloga aparece holograficamente na frente de uma ativadora cognoestrutural e suscita:
“Precisamos discutir maneiras mais eficazes de inserir as pequenas quantidades de crianças intelectualmente subdotadas, ou seja, aquelas com QI em torno de 130, nos teleambientes cognitivos da grande maioria de crianças normais, ou seja, aquelas com QI em torno de 180.”

En 2014 psikopedagogino sendis la jenan voĉmesaĝon al lernejestrino:
“Ni bezonas diskuti pri kelkaj pli efikaj manieroj alĝustigi la malgrandajn kvantojn da intelekte superdotitaj infanoj, tio estas, tiuj kun IK je ĉirkaŭ 130, en la lernoklasojn de la granda plimulto de la normalintelektaj infanoj, tio estas, tiuj kun IK je ĉirkaŭ 100.”



En 2027, neŭrostudologino aperas holografie antaŭ kognostruktura aktivigistino kaj proponas:
“Ni bezonas diskuti pri kelkaj pli efikaj manieroj alĝustigi la malgrandajn kvantojn da intelekte subdotitaj infanoj, tio estas, tiuj kun IK je ĉirkaŭ 130, en la lernoklasojn de la granda plimulto de la normalintelektaj infanoj, tio estas, tiuj kun IK je ĉirkaŭ 180.”





No ano de 2062:
Marieta impressionou-se bastante ao ler aquele romance de 900 páginas. Entre soluços e sorrisos, ela somente conseguiu lê-lo por inteiro durante longos quarenta e cinco minutos.
En la jaro 2062:
Marieta forte impresiĝis, legante tiun 900-paĝan romanon. Inter ekploroj kaj ekridoj, ŝi nur sukcesis tutlegi ĝin dum longaj 45 minutoj.
       

Numa realidade paralela no ano de 2020, ao sair do hospital, depois de um coma de vários anos, um homem grita para a multidão de pessoas que assistiam a um desfile carnavalesco: “Vocês não estão vendo que o Rei Momo está nu?”. Alguém então lhe disse: “É claro que estamos vendo. E é justamente por isso que estamos aqui, não é mesmo?”

En paralela realo en la jaro 2020, foririnte el hospitalo, post multjara komato, iu viro kridemandis al la homamaso, kiu spektis karnavalan paradon: “Ĉu vi ne rimarkas, ke la Reĝo Momo estas nuda?” Iu tiam diris al li: “Kompreneble, ke ni rimarkas tion. Kaj estas ĝuste pro tio, ke ni estas tie ĉi, ĉu ne vere?”

Nenhum comentário: